top of page

Dado! O principal ingrediente para qualquer análise!

Bom dia pessoal!


Quando falamos sobre análises, relatórios, dashboards e indicadores, não podemos evoluir sem que exista a presença do dado. Sabemos muito bem disso!


O dado, é então, a matéria-prima para que todas as ferramentas ou processos de análise e, que resultam em decisão, produzam informações, insights e conhecimento.



Meu nome é Leonardo. Sou Gestor de BI & Analytics na Strategic Data e gostaria da companhia de vocês para dissecar a estrela do dia, o todo poderoso dado!


Foi-se o tempo, de verdade, em que usávamos somente o conhecimento ou experiências, aliadas a pouco ou nenhum dado, para desenvolver estratégias e modelos para a tomada de decisão. Tudo bem que neste tempo era mais difícil a coleta, a administração e armazenamento e quando disponível, o custo para manter uma estrutura para isso era consideravelmente alto.


Mas hoje isso mudou muito!


Hoje os dados são essenciais! São considerados, certamente, o bem mais valioso de todas as organizações mas – muita atenção aqui - se você não considera desta maneira, seu sinal de alerta deve estar aceso e você precisa dar atenção a ele.


Os dados podem estar disponíveis em pequenas quantidades ou em volumes enormes. Podem ser estruturados (bem organizados para serem consumidos por computador, sem que haja transformação) ou sem estrutura (como os textos criados por nós e que não estão preparados para serem consumidos/compreendidos por computador).


Para facilitar esta missão, temos sistemas que realizam esta estruturação ou já entregam os dados preparados e, assim, permitem maiores volumes e também melhoram a qualidade e a integridade dos dados.


Entendemos claramente o valor que os dados têm mas é preciso que obedeçam a critérios básicos de usabilidade e qualidade. Nem todos os dados são úteis para todas as tarefas. Mesmo para uma tarefa específica, os dados disponíveis - direcionados a esta tarefa - precisam ter qualidade e quantidade adequadas.


Análises realizadas com dados sem critério, geralmente indicam respostas erradas para problemas certos e levam a decisões imprecisas e inoportunas.


Como guia, estas são algumas características que devem ser consideradas para o sucesso de um BI ou relatório baseados em dados:


1. Confiabilidade da fonte de dados

A fonte de dados precisa ser confiável. É necessário checar a fonte para ter a certeza de que os dados não estão corrompidos ou deturpados.


2. Precisão do conteúdo dos dados

Os dados precisam ser corretos e adequados para a análise que será realizada.


3. Acessibilidade aos dados

Os dados precisam ser acessados com facilidade, com rapidez e objetividade.


4. Segurança e privacidade dos dados

Os dados devem estar acessíveis somente às pessoas com autoridade e necessidade de acesso, para cada caso.


5. Riqueza dos dados

Os dados dever ser enriquecidos com todas as variáveis e estas devem permitir a análise através de várias dimensões para que o resultado seja validado e preciso.


6. Consistência dos dados

Os dados precisam ser combinados com precisão quando vem de fontes diferentes, por exemplo, para que não acabem em redundância de informações.


7. Valor corrente/atualidade dos dados

Os dados devem ser atualizados e devem estar próximos ao instante ou evento que se quer analisar.


8. Granularidade dos dados

Os dados precisam estar em seu nível mais básico ou tão básico quanto o necessário para o objetivo da análise.


9. Validade dos dados

Os dados precisam estar validados e terem relação ao que se quer avaliar. Em termos de nacionalidade, por exemplo, uma definição de dados válidos poderia incluir estes valores: brasileiro, italiano, chinês.

10. Relevância dos dados

Indica que as variáveis no conjunto de dados sejam relevantes para a análise a ser realizada.


Estes são os pontos mais relevantes.


Se você quiser detalhar cada um destes pontos, entre em contato com a gente.

Por e-mail (contato@strategicdata.com.br) ou pelo whats 41 9 9191-3230 e será um prazer continuar esta conversa.


E se precisar de apoio para desenvolver seus relatórios para análise e tomada de decisão, em ferramenta de BI ou em um aplicativo interno para a coleta e gerenciamento de dados, também estamos à sua disposição.


Obrigado pela sua companhia! Sucesso! Um abraço e até a próxima!


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page