Olá! Sejam todos bem-vindos!
A camada visível de uma solução de BI, do ponto de vista do decisor, é tão importante quanto todo o processo de construção, que acontece no background, onde realizamos a mineração, a classificação, a segmentação, o relacionamento de dados e todo a base para a entrega final.
Estou falando da parte visual, os nossos dashboards, seus componentes e o que é importante e impactante no processo de entregar dados, de maneira limpa e agradável, mas sobretudo que satisfaça a principal condição: informar e apoiar a decisão.
Meu nome é Leonardo. Sou Gestor de BI & Analytics na Strategic Data e hoje vamos falar sobre os dashboards e seus componentes. Algumas definições e melhores práticas no uso de cada um. Já adianto que não existe regra absoluta, sobre o que pode e o que não pode, sobre o que é bom ou ruim. As escolhas são muito baseadas na expertise e na boa prática para apresentar o dado em um diagrama ou gráfico.
Vamos lá!
Segundo a definição da Microsoft, um dashboard é:
“Uma ferramenta que as empresas usam para ajudar a rastrear, analisar e exibir dados, geralmente para obter uma visão mais profunda sobre estado geral da organização, de um departamento ou mesmo de um processo específico. Nos bastidores, os painéis conectam todos os tipos de métricas, fontes de dados, APIs e serviços diferentes e ajudam as empresas a extrair informações relevantes dessas fontes e exibi-las de maneira amigável.”
Eu acrescentaria ainda que é uma ferramenta essencial para quem busca assertividade, velocidade e eficácia em suas decisões, sejam elas quais forem e para qualquer finalidade, desde que se tenha um objetivo muito bem definido.
Muitas vezes o time de análise de negócios não sabe ao certo que tipo de diagrama ou gráfico usar. A decisão deve ser tomada sempre em função do objetivo. A boa prática revela que alguns são melhores para responder a determinados tipos de porquês.
Existem elementos mais completos, mais complexos e mais detalhados. Também existem os elementos mais simples e mais enxutos.
Vou apresentar alguns tipos mais encontrados nas ferramentas de análise, disponíveis no mercado, e apresentar quais tipos de porquês são mais apropriados a responder ou analisar.
1 - Gráfico de Linhas
Está no grupo dos mais usados, sem dúvida nenhuma. Eles mostram a relação entre duas variáveis e são muito utilizados para apontar mudanças ou tendências ao longo do tempo (com uma variável evoluindo sobre o tempo no eixo x). São usados para apontar mudanças dependentes do tempo nos valores de alguma medida como a evolução de custo de produto ou a evolução do custo do frete ao longo de 5 anos.
2 - Gráfico de Barras
Também no grupo dos mais usados e dos mais básicos. São indicados para apresentar dados nominais ou numéricos, bem segmentados entre categorias, mostrando claramente os resultados comparativos e tendências. Podem ser usados na vertical ou horizontal e podem também ser empilhados para mostrar múltiplas dimensões. Podem ser usados para apresentar a evolução do custo de campanhas e estratégias de marketing, por departamento ou produto, ao longo do período.
3 - Gráfico de Pizza
Particularmente tenho restrição ao uso de gráfico de pizza por não ser muito objetivo em alguns casos. Sobre isso, com certeza, poderemos falar com mais detalhes e argumentos em uma próxima oportunidade. Mas como ele está presente e é bastante utilizado, vamos seguir.
Normalmente ele é preferido por ser visualmente atraente e, por isso, podem ser usados de maneira incorreta. Nos casos em que o número de categorias é maior que 4, é aconselhável a utilização de um gráfico de barras. Um bom exemplo é usá-lo para demonstrar o percentual entre carros novos e usados comercializados.
4 - Gráfico de Dispersão
São mais usados para explorar a relação entre duas ou três variáveis (em visuais bi ou tridimensionais). Apresentam uma forma eficiente de explorar tendências, concentrações e valores discrepantes. Podem relacionar as correlações entre idade e peso de pacientes cardíacos.
5 - Diagrama de bolhas
São versões avançadas do gráfico de dispersão e devem ser encarados como uma técnica de enriquecimento dos dados apresentados em gráficos deste tipo. Ao variar a cor ou tamanho dos círculos pode-se adicionar novas dimensões de dados, dando um significado mais rico a eles. Pode representar a margem de lucro por tipo de produto e por região geográfica.
6 - Histograma
Graficamente falando, um histograma parece igual a um gráfico de barras. A diferença entre eles é a informação sendo retratada. Os histogramas são utilizados para mostrar a distribuição frequencial de uma ou mais variáveis. Histogramas mostram o formato da distribuição dos dados. Dessa forma, é possível avaliar visualmente se os dados apresentam uma distribuição normal ou exponencial. Podemos usar um histograma para mostrar a distribuição etária da base de clientes.
7 - Diagrama de Pert
Também chamados de diagramas de rede, são desenvolvidos sobretudo para simplificar o planejamento e o cronograma de projetos grandes e complexos. Com base na seleção, ou os nós ou as linhas podem ser usados para representar as atividades/tarefas do projeto.
8 - Mapa de Calor
São elementos visuais para ilustrar valores contínuos usando cores. O objetivo é ajudar o decisor a enxergar rapidamente onde os valores ocorrem em maior ou menor quantidade. Pode-se usar mapa de calor para exibir análises segmentadas de mercado alvo onde as medidas por gradiente de cor seriam a quantidade de compras e as dimensões seriam distribuição etária e de renda.
9 - Mapa Geográfico
Quando existe localização, endereço físico, código postal, nome de rua... é melhor e mais produtivo exibi-lo em um mapa.
10 - Gráfico de Medidor
Um gráfico de medidor radial tem um arco circular e exibe um único valor que acompanha o progresso em relação a um objetivo/KPI. A meta, ou o valor de destino, é representada pela linha (agulha). Progresso em relação a esse objetivo é representado pelo sombreamento. E o valor que representa o progresso é mostrado em negrito dentro do arco. Todos os valores possíveis são distribuídos uniformemente ao longo do arco, do mínimo (valor mais à esquerda) para o máximo (valor mais à direita). Pode ser usado para mostrar o progresso para atingir uma meta.
11 - KPIs
Um KPI (Indicador Chave de Desempenho) é uma indicação visual que comunica a quantidade de progresso feito em relação a uma meta mensurável. Pode ser utilizado para medir o progresso.
Estes são os principais elementos que podem ser utilizados na construção de Dashboards e estão disponíveis em todas as ferramentas. É sempre muito importante entender e usar o elemento correto para que haja coerência e a análise tenha sentido.
Nós podemos ajudar você com tudo isso.
Se você não tem tempo, estrutura ou prefere terceirizar, conte com a Strategic Data para isso.
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Um grande abraço, sucesso e até o próximo!
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